Concepções alternativas, uma breve reflexão.

Mesmo no ensino superior, as concepções alternativas persistem; mas quais as consequências destas ideias intuitivas na vida escolar e acadêmica? Para que um estudante seja capaz de compreender conceitos científicos, Peduzzi (2001) vai pontuar que os docentes não podem ignorar os conhecimentos prévios dos seus discentes. Entretanto, fica claro que estas ideias intuitivas, na mecânica, assemelham-se com as teorias que fazem parte da evolução da física; este fato nos dá subsídios para fazer comparações e utilizar a história da física durante as aulas e
principalmente em metodologias gamificadas. 

Nesta perspectiva, É responsabilidade dos professores, a reflexão sobre intervenções para que os mesmos, melhorem suas abordagens em sala de aula, dando credibilidade aos concepções alternativas que os seus discentes trazem para as aulas. E na perspectiva deste trabalho, as metodologias ativas e a gamificação podem ajudar nesse processo de ensino e aprendizagem.


Para sondar estas concepções dos estudantes, faz se necessário a aplicação de uma avaliação de sondagem. neste link você pode ter acesso a avaliação desenvolvida no processo de pesquisa.

PEDUZZI, S. S. Concepções alternativas em mecânica. In: Pietrocola, M. (org.). Ensino de Física:conteúdo,
 metodologia e epistemologia numa concepção integradora. Florianópolis: Ed. da UFSC. 2001.

Comentários

Postagens mais visitadas